• Grandes árvores de Sobral - Oiticicas

    13 de junho de 2018

    O diagnóstico feito pela equipe de levantamento possibilitou o cadastro de algumas espécies de árvores de grande porte bem consolidadas no meio urbano de Sobral. São indivíduos arbóreos com grandes dimensões e antigos, sendo importante serem preservados e evidenciados na cidade. Dentre os vários espécimes, tem-se 4 oiticicas (Licania rigida) no bairro Dom Expedito que chamam a atenção de quem passa.

    Mapa do bairro Dom Expedito em Sobral. Fonte: Google Earth

    Todas com altura superior a 10 metros, tronco muito largo e, portanto, imponentes em seu contexto, as oiticicas podem contar muito sobre a história do local.

    Foto: Oiticica, rua Hélio Arruda Coelho, Sobral. Fonte: Acervo Architectus

    A sombra que elas geram são um grande atrativo e alívio para quem passa. Seu entorno é favorável a reuniões ao ar livre ou até mesmo descanso.

    Outras já evidenciam sua capacidade de resistência, mesmo sendo implantada em ruas. Apesar da localização inusitada, são árvores que podem sugerir a criação de parklets, com o intuito de preservá-las e melhorar a qualidade urbana do entorno.

    Foto: Oiticica, rua Antônio Rodrigues Magalhães, Sobral. Fonte: Acervo Architectus

    Oiticica, rua Hélio Arruda Coelho, Sobral. Fonte: Acervo Architectus

    A oiticica é uma espécie da família Chrysobalanaceae, muito recorrente na Caatinga e em regiões de várzeas. Caracteriza-se pela folhagem sempre verde e por atingir até 15 metros de altura. De seus frutos, podem ser extraídos corantes naturais. No período de floração, destaca-se pelo aspecto levemente amarelado na copa.

    Se você tem conhecimento de mais árvores imponentes como as oiticicas em Sobral, conta pra gente.