• Reaproveitamento das águas provenientes de ar condicionado

    31 de agosto de 2018

    Os aparelhos de ar condicionado são utilizados em larga escala tanto em prédios comerciais como residenciais. A utilização desses aparelhos gera o gotejamento de água, podendo produzir até 20 litros por dia. Por esse motivo, os cidadãos devem ser incentivados pela Prefeitura a reutilizar a água despejada pelos aparelhos dos seus edifícios com o intuito de irrigar as árvores.

    O sistema consiste na drenagem da água por tubulações subterrâneas, cuja a destinação são os canteiros das árvores. Para que este sistema não afete o espaço público, devem-se ter os cuidados seguintes:

    -A água deverá ser levada à árvore por um tubo subterrâneo ou por uma canaleta escavada no solo e protegida por uma grelha, de tal modo que não prejudique a mobilidade no local;

    -A água não poderá, portanto, ser conduzida por um tubo externo que a deixe pingar sobre a arvoreira, de qualquer modo que seja;

    -A instalação deverá ser mantida para evitar obstrução ou vazamento;

    -Deverá ser observada a quantidade de água levada à árvore, pois o volume produzido pela unidade de climatização pode exceder às necessidades da planta. Sendo assim, a água proveniente de  um aparelho de ar condicionado pode ser distribuída igualmente entre diferentes árvores.

     

     

    Figura 1 - Adequado sistema de irrigação das árvores aproveitando água dos ares-condicionados. Fonte: Architectus.

     

     

    Figura 2 - Exemplos de como NÃO irrigar as árvores. Fonte: Architectus.